sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apenas uma vírgula,




Tarde Triste 

Tarde triste me recorda
Outros tempos
Que saudade
Que saudade

Vivo só
Num turbilhão de pensamentos
De saudade
De saudade

Por onde andará quem amei
Será que também vive assim
Sofrendo como só eu sei
Pensando um pouquinho em mim

Tarde triste
Noite vem
Já está descendo
E eu sozinha, sofrendo
.


Queria falar sobre saudade e nada melhor que ouvir Maysa Matarazzo pra entender e sentir verdadeiramente a saudade. Ninguém canta tanto sobre saudade como a Maysa, palavra de uma fã.
Essa música é uma expressão do que se passa em nossa mente e em nosso coração quando sentimos saudade. Mas, como explicar a saudade?
Saudade é uma palavra que existe somente em galego e em português e vem do latim, por isso possui uma particularidade tão grande de significado. Ela descreve um conjunto de sentimentos, causados por amor, distância ou perda.
Em outras palavras, ela traduz a melancolia da lembrança e a tristeza que se sente pela ausência de algo ou de alguém.
Mas, a saudade vai além dessa explicação... Vai além de uma significação prática e da compreensão humana. É, dos sentimentos, o mais complexo e mais difícil de ser controlado. A tristeza pela falta de alguém ou de alguma coisa desejada surge quando temos a sensação que a perdemos. Mas, muitas vezes, a saudade nos mostra apenas uma vírgula e não um ponto final. E essa sensação de perda pode não ser real. É só a nossa insegurança que resolve aparecer pra nos tirar a tranquilidade.
Porém, não tenho conselhos pra evitar a saudade... Pra mim, ela é totalmente involuntária. Não aconselho a você “prender” todas as pessoas que você ama ou tudo que você gosta pra não sentir saudade, isso é possessão, não amor. Isso é egoísmo.
E sentir saudade não é totalmente ruim, pois só a partir dela é que percebemos o quanto precisamos e amamos aquilo, ou aquele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário