quinta-feira, 26 de maio de 2011

'Compêndio' sobre Preconceito


NÃO SE COMBATE UM PRECONCEITO COM OUTRO PRECONCEITO


Nem todo mundo entende o significado dessa frase. Uma pena!
É fato que a maioria da população sofre com "pré-conceitos", seja por ser gordo, gay, negro, branco, alto, baixo, religioso, petista, conservador, extremista e por aí vai... afinal de contas cada um de nos faz parte de um grupo e às vezes, até de dois ou três.
Quem nunca sofreu e praticou atos de preconceitos que atire a primeira pedra, por favor.
Então, não vale a pena sermos hipócritas* e julgar todos aqueles com os quais não concordamos.
A questão que deve ser discutida não é 'quem sofre mais preconceitos', o que deve ser o cerne dessa discussão e também deve  está contido na nossa educação é o respeito, de forma igualitária. Respeitar a todos, sem favorecimento a um grupo (porque está na moda) e aos outros não.
Pois, se você defende tanto um grupo social a ponto de discriminar outro, então eu não considero isso como "Luta por Direitos Iguais" e sim como "Luta por Privilégios".
E o que devemos compreender é que respeitar não quer dizer concordar, mas sim saber conviver com as diferentes opiniões e atitudes.



*Hipócrita é aquele que proclama o que não acredita ou o que não vive.

2 comentários:

  1. Marisa..primeiramente, parabéns mesmo pelo post!Essa questão de preconceito é muito discutida ainda por muitos hipócritas nessa sociedade, onde estes querem apenas seus direitos e privilégios perante os outros. O que devemos aprender é apenas respeitar o outro do jeito que ele é -Ninguém tá pedindo para concordar e aceitar-, apenas respeitar. Abraços e mais uma vez, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. A autora tem preconceito com quem não gosta de Britney Spears.

    ResponderExcluir